Conferência “Migrações, Asilo e Estatísticas” 2019

A temática “Migrações, Asilo e Estatísticas” reuniu a 18 de setembro, diversos peritos numa conferência promovida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), enquanto ponto de contacto nacional da Rede Europeia de Migrações (REM). O evento decorreu na Sociedade de Geografia de Lisboa.

As comunicações de abertura estiveram a cargo de representantes da Comissão Europeia e do Eurostat, seguidas de um primeiro painel em que esteve em debate o papel da Estatística na produção de conhecimento no domínio das migrações. O painel foi moderado pela demógrafa Maria João Valente Rosa e contou com oradores do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – SOCIUS, do Observatório das Migrações e também com um representante do Ponto de Contacto Nacional da Finlândia na REM.

Num segundo painel, moderado pela representante do Instituto Nacional de Estatística, Cláudia Pina, peritos Internacionais da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) e do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO) bem como do Gabinete de Estudos, Planeamento e Formação do SEF debateram a importância dos dados operacionais para a produção de estatísticas.

No terceiro e último painel, moderado pela representante do SEF, Maria João Guia, um elemento da Comissão Nacional de Proteção de Dados e uma representante da Proteção de Dados do Instituto Nacional de Estatística abordaram o tema da proteção de dados nas estatísticas de migração e asilo.

Conferência “Inovação nas Fronteiras: As Novas Tecnologias para a Migração do Futuro” 2018

As novas tendências tecnológicas ao serviço da segurança da União Europeia, na área das migrações e das fronteiras, foram o tema principal da conferência “Inovação nas Fronteiras: As Novas Tecnologias para a Migração do Futuro”, promovida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Coube ao SEF a organização desta iniciativa, enquanto ponto de contacto nacional da Rede Europeia de Migrações (REM), dia 29 de novembro 2018, no Hotel Mundial, em Lisboa.

A conferência decorreu no ano em que se celebram 10 anos da REM, pelo que esteve também em destaque o papel de Portugal nesta organização, com a presença do responsável da REM, na Comissão Europeia, Magnus Ovilius. Portugal que foi um dos países pioneiros na utilização da biometria ao serviço do controlo de fronteiras, através do sistema automático de controlo de fronteira – RAPID.

Conferência “Retorno – O Desafio Europeu” 2017

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, enquanto ponto de contacto nacional da Rede Europeia de Migrações (REM), promoveu, a 18 de dezembro 2017, a Conferência “Retorno – O Desafio Europeu”.

A Conferência trouxe à reflexão, na sessão plenária, o tema do Retorno, enquanto desafio Europeu, e, em dois painéis temáticos, o “Retorno Voluntário e Reintegração – uma realidade?” e “As Boas práticas no Processo de Afastamento”.